Perfil do Mangaká: Rumiko Takahashi

12 de outubro de 2012


Rumiko Takahashi é uma das mangakás mais ricas do Japão e uma das autoras que mais vendeu quadrinhos do mundo, com mais de 170 milhões de cópias.
Ela nasceu em Nigata, Japão, em 10 de outubro de 1957. Durante sua infância Takahashi não demonstrou muito interesse em quadrinhos, mas sempre fazia pequenos rabiscos nas bordas de seus livros e cadernos.
Desenvolveu seu interesse em mangás no colegial, tendo passado na faculdade “Gekigá Sonjuku”. Essa faculdade foi criada por Kazuo Koike, o famosíssimo autor de Lobo Solitário e Crying Freeman. E foi com a ajuda dele que Takahashi começou a produzir doujinshis (mangá que não é lançado por intermédio de uma editora ou revista, o que seria equivalente aos nossos fanzines).
De 1975 a 1978 ela fez vários trabalhos, alguns deles lançados na revista da faculdade.



Mas sua carreira profissional só começou em 1978, quando lançou seu primeiro trabalho “Katte na Yatsura“, que lhe rendeu o prêmioShogakkan. Foi em 1978 também que ela começou sua primeira série regular,  Urusei Yatsura.

Continuou a produzir algumas histórias curtas até que em 1980 ela começou sua segunda obra, Maison Ikkoku, uma comédia envolvendo a vida de estudantes universitários e as dificuldades dessa época.

Ainda em 1980 ela ganha o grande prêmio Shogakukan por Urusei Yatsura. Em 1987 ela conclui ambas as séries. Nesse período várias de suas histórias começaram a serem reunidas em volumes, como Ningyo no Mori(que foi lançado sem periodicidade) e a antologia Takahashi Rumiko Gekijou de 3 volumes.

Além dos mangás, em 1981 sua obra Urusei Yatsura foi adaptado para anime. E em 1986 foi a  vez de Maison Ikkoku, que além do anime teve um live action. Algumas de suas histórias curtas também foram transformadas em OVAs.





Mas foi no final de 1987 que ela lançou seu primeiro “hit” mundial, Ranma ½, uma comédia recheada de fantasia e combates. Um pouco mais de um ano depois a obra é adaptada para anime.

Takahashi continuou a produzir outras séries, além de lançar várias antologias. Até que em 1996 a autora finaliza Ranma e começa outra obra de sucesso estrondoso, InuYasha,que quebra o padrão e, embora possua comédia, é focada em ação, drama e aventura sobrenatural, cheio de situações sérias e lutas.



Com sua carreira no auge várias de suas obras foram relançadas e licenciadas pelo mundo, além dos animes.  Em 2001 ganha outro prêmio Shogakukan, mas dessa vez por InuYasha.




Pow galera , tá na cara o porque de  Rumiko Takahashi ser umas das mangakas mais ricas ne !?

Nossa as obras que ela criou marcaram gerações são pouquíssimos que  conseguem criar mais de um sucesso mun
dial.



Espero que Tenha dado pra conhecer um pouco mais da vida artística dessa gênio dos mangás.

Até o Proximo(a) ...

1 Comment:

Unknown said...

Finalmente conheci a criadora de Inu Yasha! *--------*

Postar um comentário

Comentem! Seus comentários são de grande importância.

Se você não tiver uma conta nos determinados servidores, selecione apenas NOME/URL e você só precisa escrever seu nome e seu comentário, muito fácil!